Solidão e Relacionamentos

sexta-feira, 18 de novembro de 2011



            Mais uma vez falando de relacionamentos, de sentimentos, de seres humanos. E que assuntos complexos hein... tantas controvérsias, tantas teorias, tantas visões... Todos nós sentimos a necessidade de nos relacionar com outras pessoas.
            Em todos os lugares estamos nos relacionando com alguém: família, amigos, marido, noivo, namorado, patrões, colegas de trabalho, faculdade, escola... E cada relacionamento tem sua particularidade, sendo únicos e importantes ao nosso desenvolvimento.
            Muitas vezes não nos damos conta da importância das pessoas em nossa vida, mas a ausência se encarrega de deixar bem claro, o quanto precisamos das outras pessoas, em sua maioria, da simples presença que aviva nosso ser.

Promessas de Ano Novo

quinta-feira, 27 de outubro de 2011


      Olá,

   Cá estou novamente, depois de um longo período sem escrever, e de um longo período de reflexão sobre toda minha vida, sobre as pessoas e sobre a sociedade.
     Somos seres em constante mutação, e me alegro por isto. Seria uma grande tristeza se não mudássemos, e como muitas coisas mudaram em minha vida... emprego, residência, faculdade... resolvi mudar alguns conceitos e ideias também.

Nunca desista dos seus sonhos

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bom... tem um tempinho que não apareço aqui... Muitas coisas acontecendo, muitas mudanças e muitas novidades...
Mas hoje a reflexão fica sobre os sonhos...
Sonho... Sonho...
Segundo o dicionário Michaelis sonho é uma ideia com a qual nos orgulhamos; ideia que alimentamos; pensamento dominante que seguimos com interesse ou paixão.

Fast Food Emocional

segunda-feira, 11 de julho de 2011
Vivemos na sociedade da “velocidade”, onde tudo se cria e se consome rapidamente, tudo é muito rápido e intenso. As informações vencem barreiras alcançando lugares jamais imaginados.
     Cada dia aumentam-se nossas necessidades, cuja satisfação deve ser rápida. Não conseguimos esperar, desacelerar. E infelizmente tais características se expandiram tanto, que atingiram os relacionamentos, e ainda pior, atingiu-nos internamente, criou-se o fast food emocional.

Um veneno e uma cura

segunda-feira, 13 de junho de 2011
Eu e minha personalidade eclética, repleta de diversos conceitos, emoções e visões, deixo um poema de minha autoria, inspirado por este turbilhão do qual sou composta...
Me deitei para dormir
Mas o sono se recusou a vir
Quando fechei os olhos
Seu perfume veio me embriagar

Saudade: uma palavra, milhões de sentimentos

quinta-feira, 7 de abril de 2011


Há um tempo não posto por aqui.
As coisas andam corridas, a inspiração anda pouca. Acredito que ficamos mais bem inspirados quando estamos amando ou apaixonada, e a muito tempo não estou, na verdade ando muito nostálgica, o que não deixa de ser uma paixão pelo que se passou e pelo o que não vivemos... Ahhh... Quanta saudade!!! Quantas coisas me passam pela cabeça... e nestes momentos nada melhor que um texto de Clarice Lispector para traduzir o turbilhão que está aqui dentro. Assim, transcrevo este maravilhoso texto:

Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
eu sinto saudades...

Unificação dos artigos 214 e 213 do Código Penal: Um retrocesso???

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Art. 213.  Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: (Redação dada pela Lei nº 12.015, de 2009)
Pena - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. (Redação dada pela Lei nº 12.015, de 2009)
 O artigo 213 encontra-se no Capitulo I (Dos crimes contra a liberdade sexual) do Titulo VI (Dos crimes contra a dignidade sexual) do Código Penal Brasileiro, o que evidencia sua função: proteger a liberdade sexual.
Segundo o Dicionário Aurélio liberdade é a faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação. Portanto liberdade sexual é a faculdade que cada pessoa tem de escolher seu parceiro sexual, bem como os atos sexuais que quer praticar. Assim, o Código Penal visa à proteção desta liberdade.

A Idealização do Outro

sábado, 22 de janeiro de 2011
Este é, sem dúvidas, o maior erro que podemos cometer em se tratando de relacionamentos. Pois o fato de idealizarmos alguém, e em sua maioria alguém perfeito, e depositar no outro esta idealização é uma atitude irresponsável e mais comum do que imaginamos.
Logo que conhecemos alguém já começamos a tentar “advinhar” suas atitudes e reações, passamos a interpretar o outro a partir da nossa idealização. Começamos um processo, normalmente insconciente, em que “gravamos”, “arquivamos” as qualidades e atitudes da outra pessoa que “reforçam” a figura por nós idealizada, e as contrárias apenas repudiamos.
Esta nossa atitude determina, desde o ínicio, o fracasso do relacionamento. Porque um dia você acorda e vê que vive uma fantasia imaginada por você mesmo. Quando abrimos os olhos é que vemos o quanto a realidade está distante da nossa fantasia e é aí que tudo desmorona.

Reflexões sobre o Amor II

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
No post “Reflexões sobre o AMOR” escrevi que nenhum amor é absoluto, nem mesmo o materno. Mas seria uma injustiça de minha parte não fazer uma referência aos amantes verdadeiros, àquelas pessoas que amam intensamente e se entregam de coração a esta maravilhosa aventura que é AMAR.

A difícil arte da Compreensão

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Na vida, a maioria das vezes não necessitamos de dinheiro, mas simplesmente de alguém que esteja ao nosso lado e ofereça um ombro amigo para chorarmos. Pois, o pior sofrimento é o silencioso. Aquele que nos corrói internamente.
Mas as pessoas estão muito ocupadas com suas vidas, emprego, estudos, religião, lazer, a ponto de não olhar para os lados, de não ver o grito silencioso que o próximo está a soltar.