Nunca desista dos seus sonhos

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bom... tem um tempinho que não apareço aqui... Muitas coisas acontecendo, muitas mudanças e muitas novidades...
Mas hoje a reflexão fica sobre os sonhos...
Sonho... Sonho...
Segundo o dicionário Michaelis sonho é uma ideia com a qual nos orgulhamos; ideia que alimentamos; pensamento dominante que seguimos com interesse ou paixão.

Ouvimos desde criança falar em sonhos, seja na música, em poemas, em frases de pensadores, na Bíblia, em filmes, enfim, nas coisas que nos cercam. Temos exemplos na história de pessoas que foram taxadas de loucas por sonharem, por acreditarem em seus sonhos e por lutarem por eles. Muitos até foram motivos de piada, mas não deixaram que isso os abalassem e provaram a todos que um sonho pode mudar uma pessoa, uma vida, uma cidade, um país, uma nação.
Sempre acreditei muito nos sonhos, acredito que podemos realizá-los. Mas nunca havia parado para pensar na dimensão que um sonho pode ter, no quanto estamos dispostos a sacrificar para realizar um sonho, o quanto a frustração em sua realização ou o adiamento pode ser sofrido, cruel e dilacerante.
“Pensamento dominante que seguimos com paixão”... É um pensamento, uma idéia que domina o nosso ser, está arraigado em nós, mistura-se ao sangue e percorre todo o corpo nos oxigenando com altas doses de paixão... A paixão que é um movimento impetuoso da alma, e a alma que é derivada do latim anima, refere-se ao princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou o que faz mover...
Se a alma faz mover e a paixão é um movimento impetuoso da alma, portanto o sonho é um pensamento que nos move interna e externamente ao nosso objetivo de maneira dinâmica e intensa. O sonho que é estagnado, fraco, que não faz as pessoas se sentirem vivas, que não provoca esse movimento interno não é sonho, é apenas um desejo.
E posso compartilhar com vocês que foram necessárias algumas mudanças radicais em minha vida para eu entender o real significado de um sonho... Entendi como os personagens do livro “Nunca desista dos seus sonhos” do psiquiatra Augusto Cury, tiveram forças e coragem de enfrentar todas as adversidades e permaneceram sonhando, até realizarem seus sonhos.
Claro, que às vezes temos que mudar rotas e trajetórias para atingi-los, mas não podemos, jamais, deixar de sonhar e de lutar por nossos sonhos. Podemos adiá-los, desviar um pouco a trajetória, o curso inicial para atingirmos outros objetivos também importantes, mas não abandoná-los.
Desejo a você uma vida repleta de sonhos através das palavras de Augusto Cury em Nunca desista dos seus sonhos...
Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: "Que tamanho tem o universo?". Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: "O universo tem o tamanho do seu mundo". Perturbada, ela novamente indagou: "Que tamanho tem meu mundo?". O pensador respondeu: "Tem o tamanho dos seus sonhos".
Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances. A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, faz dos idosos, jovens, e a ausência deles transforma milionários em mendigos faz dos jovens idosos. Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades.

Sonhe!
  
***
Grande Abraço!
Ana Paula Fran

0 comentários:

Postar um comentário